A Bridgestone, o maior produtor mundial de pneus, tem o orgulho de ter sido escolhido pelo grupo BMW para desenvolver uma gama de pneus para o seu revolucionário veículo eléctrico i3. Como fornecedor exclusivo deste grande marco na história do sector automóvel, a Bridgestone investiu todo o seu know-how tecnológico e, acima de tudo, uma grande paixão no desenvolvimento de um pneu que reflecte a visão da BMW na mobilidade sustentável do futuro.

Um Pneu único para um Automóvel único
A BMW alcançou um verdadeiro marco com o veículo elétrico i3. Fazendo justiça aos seus níveis sem precedentes de eficiência e desempenho não era exigido apenas um novo pneu, mas um novo conceito de pneus. A resposta da Bridgestone chegou na forma da tecnologia ologic, que capitaliza as sinergias de grande diâmetro juntamente com um desenho do piso estreito. O resultado é um pneu que oferece significativas melhorias na aerodinâmica e resistência ao rolamento, ao mesmo tempo que oferece uma excelente aderência em piso molhado(1).

Associar um diâmetro grande com um rasto estreito tem diversas vantagens. Enquanto que o rasto dos pneus de menor diâmetro é geralmente inclinado, devido a um movimento excessivo ou “deformação” durante a condução, o de maior diâmetro e tensão da cinta reduz significativamente a deformação do pneu e, assim, conserva a energia que se perderia por atrito interno que ajuda a reduzir resistência ao rolamento. Da mesma forma, o desenho do piso estreito também melhora a sua aerodinâmica. De destacar o facto destas melhorias não envolverem nenhuma perda em termos de segurança. A área de contacto do pneu (relativamente à sua pequena largura), o desenho do piso revolucionário e a sua composição  garantem uma excelente aderência em todas as condições, em superfícies secas e molhadas.

Uma visão do Futuro
O compromisso compartilhado para posicionar a eficiência e a segurança energética como uma prioridade máxima no topo da agenda, fez com que a decisão de colaborar neste projecto inovador fosse tomada. Esta tecnologia ologic deverá ajudar a atingir a longo prazo um dos objetivos da Visão da Bridgestone: contribuir para o objectivo global de redução  das emissões de CO2 em 50% até ao ano de 2050.

Tal como a BMW, o compromisso da Bridgestone não é apenas desenvolver produtos que reduzam o consumo de combustível e emissões de carbono associadas mas que também reduzam o impacto global no processo completo de produção e o ciclo de vida dos pneus.

Franco Annunziato, CEO e Presidente da Bridgestone Europa: “O BMW i3 é, em grande medida, um automóvel para o futuro. Desenvolver um pneu único para um veículo único era um desafio enorme mas também uma experiência gratificante. A eficiência energética é um importante critério de desenvolvimento para todos os nossos pneus na Bridgestone. Ainda assim, torna-se num factor ainda mais crítico num veículo eléctrico. E esta é a razão para colocarmos todos os nossos conhecimentos, competências e paixão no desenvolvimento deste conceito único de pneus. Um conceito que, estamos seguros, irá oferecer prestações Premium, segurança e a economia que os consumidores esperam de ambas as marcas”.

Apresentação do conceito ao mercado
Lançado juntamente com o BMW i3 em novembro de 2013, o pneu Ecopia EP 500 ologic está disponível em quatro medidas 155/70 R19 84Q, 175/60 R19 86Q, 155/60 R20 80Q e 175/55 R20 85Q–  e duas versões de inverno – o Blizzak LM-500 ologicTM um pneu com lamelas e o Blizzak NV ologic (com composto Multicell®(2) para as condições nórdicas).

O novo pneu da Bridgestone i3 é o mais recente produto de uma longa colaboração com a BMW dentro e fora dos circuitos. Nos últimos 17 anos esta colaboração incluiu uma longa lista de montagens em equipamento de origem, desenvolvimentos tecnológicos conjuntos (tal como a Tecnologia Run Flat), colaboração exclusiva na experiência de condução BMW e agora como parceiro de desenvolvimento exclusivo para o BMW i3.

(1) A tecnología “ologic” foi testada na pista de testes de Tochigi (Japão) em 2011 na medida 155/55 R19 face às medidas 205/50 R18 e 175/65 R15.
Para mais informação sobre os resultados, consulte o Media Center em: www.bridgestonenewsroom.eu

(2) O composto único da borracha Multicell contém bolhas microscópicas e tubos que asseguram um contacto correto entre o pneu e a estrada no caso de haver gelo ou neve. À medida que a água é eliminada, as partículas entram em contacto com a superfície do gelo melhorando a tração.