Os sensores de pneus provavelmente vão se tornar mais inteligentes e irão gerar dados mais importantes para os condutores nos próximos anos, à medida que os veículos elétricos se tornarem mais proeminentes, dizem executivos do setor.
Este é um importante fator de segurança. Os veículos elétricos são geralmente mais pesados do que os veículos movidos a gasolina ou diesel e produzem mais torque, o que leva a um desgaste mais rápido dos pneus, disse Yagil Tzur, vice-presidente de produtos da startup de tecnologia Israelense Tactile Mobility.
“Os EVs têm maiores intervalos de manutenção, não vão às oficinas com tanta frequência, o que leva a que os pneus sejam menos visto por profissionais de pneus. Isto aumenta o risco.”
Os principais fabricantes de pneus, como a Goodyear, a Michelin, a Continental e a Bridgestone, estão a desenvolver sensores avançados e a experimentar produtos para ajudar os pneus a durarem mais e a avisar os condutores sobre quando os mesmos precisam de manutenção.
“Se os pneus não são verificados pessoalmente, o risco de acidentes e de arrebentamento de pneus é mais elevado assim como são maiores as distâncias de travagem”, disse Yagil Tzur.
A Continental, por exemplo, está a desenvolver sensores inteligentes que farão mais do que monitorizar a pressão dos pneus, o que atualmente é padrão na indústria. Estes sensores medem também a temperatura dos pneus, detectam furos e alertam o proprietário do veículo sobre diversos problemas.
A Goodyear, fez parceria com a empresa de veículos autónomos Gatik para produzir uma tecnologia para provar um conceito que estima o atrito da estrada e envia informações em tempo real para o sistema de direção automatizada do veículo.
A tecnologia foi implementada neste último inverno como parte de um programa piloto na área de Toronto. As condições da estrada congelada proporcionaram uma oportunidade para “validar as descobertas na estrada que já foram encontradas em laboratório”, disse Erin Spring, diretora de ciência de materiais da Goodyear.
“Pode-se ter uma ideia de quais são as condições da estrada bastando observar o clima, mas o que não se consegue fazer são os níveis reais de atrito. Agora podemos medir este fator e enviar para o veículo.”
A Bridgestone, está a desenvolver o Bridgestone “Road Conditions” (condições da estrada), um sistema alimentado por inteligência artificial (AI) que identifica anomalias rodoviárias analisando dados anónimos e agregados, aproveitados de veículos conectados. Além disso, a solução “Road Asset Visualization” fornece inteligência em estradas e infraestruturas, analisando vários sensores de veículos conectados, bem como dados de câmeras. Mais informações em https://www.futureofmobility.bridgestone/us/en/mobility