Como calcular o Imposto Único de Circulação em 2014 (IUC)
O Imposto Único de Circulação (IUC) vai aumentar em 2014. Desta vez, A proposta do Orçamento do Estado para 2014 inclui uma taxa adicional, exclusivamente sobre os carros a gasóleo.
O IUC tem duas categorias (A e B) que variam consoante a data de registo do veículo. Na categoria A, o IUC sobre os carros a gasolina resulta do cruzamento da cilindrada com o ano de registo do veiculo.
Nos carros a gasóleo, o IUC tem o mesmo processo, mas com valores distintos. A estes, adiciona-se ainda a taxa adicional de IUC exclusiva para veículos a gasóleo, que tem o mesmo método de cálculo.
Na categoria B, os valores de IUC para os veículos a gasolina são os mesmos. Nesta categoria, o valor de IUC é obtido através da soma do valor de imposto correspondente à cilindrada do veículo com o valor de imposto correspondente à cilindrada do veículo com o valor de imposto correspondente às emissões de carbono do mesmo.
Posteriormente, ao valor final da soma, multiplica-se o coeficiente relativo ao ano de registo do veículo.
No fim, tal como acontece nos veículos da categoria A, soma-se ainda uma taxa adicional de IUC, que é também diferenciada consoante a cilindrada do veiculo.
Fonte: Dinheiro Vivo