Os pneus desempenham um papel crucial na eficiência e no desempenho geral dos veículos elétricos, e também dos veículos em geral. São o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada e, por conseguinte, a sua conceção e qualidade têm um impacto significativo em vários aspetos da condução. Os Bridgestone Turanza EV não se esquecem deste ponto essencial.
Um dos factores-chave é a eficiência energética. Os pneus podem afetar diretamente o consumo de energia de um veículo. No caso dos veículos elétricos, ter pneus de baixa resistência ao rolamento pode ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia do veículo. A resistência ao rolamento é a força necessária para manter um pneu em movimento a uma velocidade constante numa superfície plana. Uma menor resistência ao rolamento significa que o veículo consome menos energia para manter a sua velocidade, o que é particularmente importante para maximizar a vida útil da bateria de um EV.
Além da eficiência energética, o design e a qualidade dos pneus têm um impacto direto no desempenho de condução, aceleração e travagem de um veículo. Pneus de alta qualidade com padrões e materiais de piso adequados proporcionam uma melhor aderência e tração, garantindo uma experiência de condução mais suave e segura. Isto é especialmente importante para os veículos elétricos, que muitas vezes têm binário instantâneo e aceleração mais rápida em comparação com os veículos com motor de combustão tradicionais.
A segurança é outra área em que os pneus desempenham um papel fundamental. São essenciais para manter a estabilidade e o controlo do veículo em diferentes condições de condução, como piso molhado ou escorregadio. Pneus com pressão adequada e bem conservados podem reduzir o risco de acidentes, proporcionando melhor aderência, distância de travagem mais curta e uma melhor condução. Além disto, os pneus modernos geralmente incorporam tecnologias avançadas, como os run-flat e sistemas de monitorização da pressão dos pneus, que ajudam a aumentar a segurança.
Os pneus também podem influenciar o conforto e os níveis de ruído no interior de um veículo. Os veículos elétricos são conhecidos pelo seu funcionamento silencioso devido à ausência de um motor de combustão. No entanto, o ruído rodoviário ainda pode ser um problema. Pneus de alta qualidade com padrões e materiais do piso otimizados ajudam a absorver as vibrações da estrada e a reduzir o ruído, proporcionando uma condução mais confortável e silenciosa.
Por último, a utilização de pneus ecológicos feitos de materiais sustentáveis contribui na redução do impacto ambiental dos veículos. Os pneus eficientes em termos de combustível podem contribuir para reduzir as emissões de CO2 nos veículos tradicionais e alargar a gama de veículos elétricos, minimizando mais ainda a sua pegada ambiental.
Com todos esses fatores importantes em mente, não deve ser surpresa que os principais fabricantes de pneus tentem otimizar os seus produtos para veículos elétricos. E um anúncio recente da Bridgestone mostra-nos que estão a ser feitos progressos.
O Brigestone Turanza EV
Em maio, foi apresentado o novo pneu Bridgestone Turanza EV Grand Touring ao mundo, o que marca o início da Bridgestone nos pneus de substituição especificamente concebidos para veículos elétricos premium e incorporando a tecnologia Bridgestone ENLITEN. O pneu Bridgestone Turanza EV Grand Touring está agora disponível no mercado norte americano e foi especialmente concebido para acomodar a dinâmica distinta dos veículos elétricos, oferecendo uma vida útil do piso excecional, ruído reduzido durante as viagens e para proporcionar uma condução fiável em piso molhado, o que melhora a experiência dos veículos elétricos.
Desenvolvidos e produzidos na América do Norte, os cinco tamanhos iniciais são compatíveis com Tesla Model 3, Model S, Model X, Model Y e Ford Mustang Mach-E. Outros 13 tamanhos estão programados para lançamento no início de 2024, assim como a introdução do Bridgestone Turanza EV no mercado Europeu, Portugal incluído.
O composto do piso de próxima geração foi concebido para uma vida útil prolongada e desempenho em todas as estações do ano, incluindo um melhor manuseamento em piso molhado. Os novos componentes estruturais contribuem para um conforto de condução equilibrado, uma sensação de direção excecional e níveis de ruído controlados. A eficiência do pneu é aumentada para as plataformas de motor de combustão interna (ICE) e veículo elétrico (EV) através da otimização da resistência ao rolamento e ao desgaste. Além disso, o pneu têm um maior uso de materiais renováveis e reciclados. Estes materiais incluem fumo negro reciclado obtido de pneus em fim de vida, borracha sintética derivada de sacos e garrafas de plástico reciclados, óleo de soja renovável e sílica da casca de arroz extraída da casca de arroz, reaproveitando assim um subproduto tipicamente descartado da colheita de arroz.
A Bridgestone pretende expandir e desenvolver a tecnologia ENLITEN e características de design para no futuro incorporar em toda a sua gama de produtos. O Bridgestone Turanza EV introduz uma nova tecnologia ENLITEN chamada PeakLife, que é uma tecnologia de polímero da próxima geração concebida para aumentar a resistência do piso ao desgaste, contribuindo assim para uma vida útil mais longa dos pneus.
O polímero PeakLife foi desenvolvido por engenheiros e cientistas da Bridgestone no Centro de Tecnologia das Américas da empresa em Akron, Ohio. Em menos de dois anos, este polímero passou da fase de investigação e desenvolvimento para ser integrado no Turanza EV, enfatizando uma melhoria significativa nas capacidades de desgaste do pneu. este polímero inovador forma uma rede abrangente de ligações únicas com partículas de reforço, permitindo que o piso dos pneus com tecnologia PeakLife dure mais tempo.
Isto ajuda a reduzir a procura por pneus novos e diminui o consumo de matérias-primas dentro do ecossistema da mobilidade. A tecnologia PeakLife da Bridgestone prioriza uma maior resistência ao desgaste, o que contribui para prolongar a vida útil do piso e foi concebida para oferecer níveis mais baixos de resistência ao rolamento, aumentando assim a eficiência de combustível do veículo.
“Com o acelerado progresso em direção a frotas de veículos eletrificados, estamos entusiasmados em lançar um pneu projetado para ajudar os condutores a obter a melhor experiência geral dos seus veículos elétricos, incluindo conforto de condução, desempenho de condução em todas as estações e excelente vida útil de desgaste”, disse Riccardo Cichi, Presidente e Diretor de Vendas da Bridgestone Américas. “Também estamos entusiasmados em apresentar o ENLITEN, que marca um grande pivô na forma como abordamos a tecnologia e o design de pneus para oferecer um desempenho dinâmico excecional e maior uso de materiais renováveis e reciclados.”
O pneu Bridgestone Turanza EV Grand Touring possui várias características de engenharia importantes. Em primeiro lugar, visa preservar uma longa quilometragem por carga sem comprometer a vida útil do piso ou o desempenho premium, facilitado pela tecnologia de pneus ENLITEN da Bridgestone, que resulta numa baixa resistência ao rolamento. Em segundo lugar, o novo pneu Bridgestone Turanza EV oferece uma impressionante longevidade sustentável com uma garantia limitada de 80.000 quilómetros devido ao seu composto de piso de futura geração que contém a nova tecnologia de polímeros PeakLife. Esta inovação melhora o desgaste do piso, superando os desafios de carga e binário que historicamente levaram ao desgaste prematuro dos veículos elétricos.
Além disto, o pneu Bridgestone Turanza EV incorpora a tecnologia QuietTrack no design do piso, reduzindo o ruído da estrada e garantindo uma condução silenciosa e confortável. Por último, o pneu proporciona travagem em piso molhado e manobrabilidade comparáveis aos pneus de turismo de equipamento original (OE) líderes selecionados. Os condutores de veículos elétricos equipados com pneus Bridgestone Turanza EV podem experimentar um excelente controlo em estradas molhadas a partir de um pneu que também proporciona um excelente desgaste do piso.
Em linha com os objetivos de sustentabilidade da Bridgestone, que envolvem a utilização de materiais 100% renováveis e reciclados até 2050, o pneu Turanza EV contém 50% de materiais renováveis e reciclados. O pneu é produzido com borracha sintética associada ao plástico reciclado, contribuindo para uma redução dos plásticos usados que entram nos aterros sanitários e no meio ambiente.
O novo pneu Turanza EV é fabricado nas instalações de produção de pneus para automóveis de passageiros da Bridgestone em Wilson, Carolina do Norte, e Monterrey, México. Para incorporar o uso da tecnologia ENLITEN, foram feitos novos investimentos significativos nas instalações, incluindo a adição de novas ferramentas e tecnologias de mistura de borracha e construção de pneus.
Mas, tudo isto é de acordo com a Bridgestone. Para realmente ver como este pneu se vai comportar, precisamos de ver como funciona no mundo real, usando o feedback de condutores de veículos EV.
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