Teste do novo pneu da Bridgestone revela excelência em condições de chuva

O pneu Bridgestone Turanza 6 está disponível no mercado desde janeiro 2024 e foi em Huelva que se teve a oportunidade de ver (e sentir) ao vivo todas as qualidades que o novo pneu da Bridgestone tem para oferecer, tanto no dia a dia como em condições mais extremas. A experiência não se focou na gama Potenza, direcionada para automóveis desportivos, mas sim no novo Turanza 6, indicado para veículos SUV, passageiros em geral e qualquer tipo de carro elétrico.

O que traz de novo este pneu? Comecemos pelas características. Com a segurança como grande prioridade no desenvolvimento deste pneu, o Bridgestone Turanza 6 foi criado com base no seu antecessor, mas oferece mais 22% de vida útil comparativamente ao Turanza 5.

A Bridgestone afirma que este é o melhor pneu para condução à chuva na sua categoria, algo que foi comprovado no circuito de Monteblanco, em Huelva.

O investimento em desenvolvimento de tecnologia – cerca de 600 milhões de euros anuais – permitiu à Bridgestone reduzir a resistência ao rolamento do Turanza 6 em 4% em relação ao Turanza 5, o que contribui para a redução do consumo de combustível ou para o aumento da autonomia no caso dos automóveis 100% elétricos.

O pneu Bridgestone Turanza 6 conta com a tecnologia ENLITEN, que proporciona uma dispersão do enchimento otimizada e uma mistura química inovadora de polímeros e do composto de borracha. Na condução à chuva, por exemplo, o escoamento da água é mais eficiente, enquanto a resistência ao rolamento reduz as forças laterais do ar.

Disponível desde janeiro 2024, em tamanhos de 17 a 22 polegadas, a Bridgestone oferecerá 136 medidas no mercado, das quais 34 são novas no portfólio da marca.

Bridgestone Turanza 6 no dia a dia

Antes de colocar à prova os novos pneus da Bridgestone em condições extremas, a marca permitiu que se experimentassem os Turanza 6 no ‘habitat’ para o qual foram criados. Num percurso pelos arredores de Huelva, com um Mercedes Classe E (E 220d), rapidamente se constatou que, em boas condições de piso, o ruído é realmente diminuto.

Embora não sejam completamente silenciosos, a insonorização está muito bem conseguida pela Bridgestone. Não roça a perfeição, até porque a avaliação (letra B) não mente, mas é bastante satisfatória neste aspecto.

Relativamente ao consumo de combustível, não houve tempo suficiente para uma avaliação completa e a condução em piso molhado seria avaliada posteriormente, uma vez que o dia estava solarengo em Espanha.

Levado ao limite a 200 km/h e a travagens bruscas

Apesar de não serem profissionais de competição, um piloto profissional acompanhou a equipa, fornecendo as melhores indicações para extrair o máximo dos Turanza 6 no circuito de Monteblanco, em Huelva.

Foram realizadas quatro voltas intensas, explorando ao máximo o potencial de um pneu que, recorde-se, não foi concebido para condução extrema e agressiva. Ainda assim, o pneu comportou-se exemplarmente quando equipado no T-Roc R da Volkswagen conduzido.

Com 300 cv à disposição e uma boa dose de adrenalina, as curvas apertadas, travagens bruscas, mudanças de direção repentinas e até uma curva cega não fizeram os Turanza 6 vacilar. O pneu respondeu perfeitamente a todos os desafios durante os cerca de oito minutos de condução intensa.

Comportamento exemplar em piso molhado

Após a condução em cidade e em circuito, a Bridgestone preparou quatro exercícios especiais em piso molhado, utilizando o sistema de rega do circuito de Monteblanco. Travagem em reta, travagem em curva, desvio brusco de um obstáculo e o teste do alce foram os desafios propostos.

Mesmo após velocidades elevadas e travagens intensas, o Bridgestone Turanza 6 impressionou ao não mostrar qualquer instabilidade em condições de chuva. O Volkswagen Taigo, utilizado para estes exercícios, nunca patinou nem perdeu o controlo, graças à aderência excecional dos pneus Bridgestone.

O comportamento foi realmente impressionante quando, sem qualquer pisada no travão, foi realizada uma curva apertada a mais de 70 km/h. Esta velocidade, em piso molhado, poderia facilmente fazer um carro perder o controlo.

O número indicado do índice de satisfação (86%) já comprovava que este era o melhor pneu da categoria em piso molhado, mas ao vivo foi possível verificar que nem uma guinada forte para a esquerda seguida de outra para a direita fez com que o Bridgestone Turanza 6 perdesse a aderência ao asfalto.

Vídeo Apresentação Bridgestone Turanza 6 – All Season – UK

Bridgestone Turanza 6 – Galeria de Imagens

Tabela Medidas – Bridgestone Turanza 6 All Season

Para mais informações sobre a gama de pneus Bridgestone Turanza, contacte a Auto Pneus da Moita, teremos todo o gosto em o(a) ajudar.