Bridgestone incluída, mas mesmo com o aumento do preço da matéria prima que tem elevado o preço dos pneus, oito das dez marcas de pneus consideradas mais valiosas pela Brand Finance viram o seu valor da marca aumentar durante o ano de 2016.
De acordo com os números divulgados com data de fevereiro 2016 a Bridgestone é a marca que teve um aumento mais rápido e é considerada a marca de pneus mais valiosa do mundo.
No seu relatório “Auto 100 2017” a consultora Brand Finance calculou que o valor da marca Bridgestone obteve um aumento de 15% resultando num valor global de 7,5 biliões de dólares, o equivalente a 7,4 biliões de euros.
A Michelin fica na segunda posição com um valor de marca nos 6 biliões de euros após um aumento do seu valor em 3 pontos percentuais, enquanto a Continental com uma desvalorização de 4% fica-se pelos 3,5 biliões euros.
A japonesa Yokohama desvalorizou 11,5%, uma queda acentuada que possibilita assim a Dunlop ter subido na tabela de posições para a 8ª posição e a Yokohama fica em 9º lugar. Mas embora esta acentuada desvalorização e uma perda de lucros de quase 50% a aquisição da ATG – Alliance Tire Group irá fortalecer a marca e permitir uma oferta variada de pneus para veículos comerciais, esperando-se assim um crescimento em 2017.
Os cálculos da Brand Finance utilizam uma abordagem “Royalty Relief approach” o que envolve estimar as futuras vendas da marca e um cálculo dos lucros provenientes de direitos de autor pela utilização da marca.